PASTORAIS, MOVIMENTOS E SERVIÇOS IMPLANTADOS NA PARÓQUIA.


Disponibilizamos abaixo a relação de pastorais, movimentos e serviços implantados em nossa paróquia. Se você ainda não participa, veja a que mais se adequa aos seus talentos e faça parte.

CONHECENDO A ESTRUTURA PASTORAL
A Estrutura Pastoral da nossa Paróquia compreende, além das dimensões nas quais estão inseridas as diversas Pastorais, Movimentos e Serviços, o Conselho Econômico e Administrativo e o Conselho Paroquial de Pastoral, este último implantado em 2005, pelo então pároco, Pe. Miguel Francisco Amaral de Souza

Conselho Econômico e Administrativo
Tem por objetivo avaliar, planejar, administrar ações e a contabilidade da Paróquia, além de tomar decisões. É constituído dos seguintes membros:
 · o Pároco e os Vigários Paroquias;
 · Secretário;
 · Ecônomo Paroquial;
 · Tesoureiro Paroquial;
 · Coordenador(es) da Pastoral do Dízimo;
 · Advogado e Assessor Jurídico;
 · Administradora da Casa Paroquial;
e mais dois (02) membros escolhidos pelo Pároco, sempre pelo período máximo de 03 (três) anos.

Conselho Paroquial de Pastoral:
Ttem por objetivo planejar, sugerir e avaliar as atividades pastorais da Paróquia e é constituído pelo Pároco, Vigários Paroquiais, Coordenador de cada Pastoral, Movimento e Serviço implantado na Paróquia.

CONHECENDO AS PASTORAIS, MOVIMENTOS E SERVIÇOS EXISTENTES EM NOSSA PARÓQUIA
As Pastorais, Movimentos e Serviços encontram-se distribuídos entre as 5 Dimensões da Evangelização definidas no Plano de Pastoral da Arquidiocese.

Encontro de Casais com Cristo - ECC
implantado em 1982 pelo então Pároco Frei Félix de Pacatuba, vem desempenhando o seu papel na grandiosa tarefa de evangelização das famílias. Realiza um Encontro de 1ª. Etapa por ano e participa, a nível Arquidiocesano, dos Encontros de 2ª. e 3ª. Etapas. É coordenado pela Equipe Dirigente do ECC (antigo G5).

Pastoral Familiar
é constituída dos setores: Pré-Matrimonial, com a oferta do curso de Preparação para Noivos, Pós-Matrimonial, que tem por objetivo acompanhar os casais após o matrimônio, proporcionando o Encontro de recém-casados e Casos Especiais, que tem por objetivo acolher os casais de segunda união, proporcionando a sua participação na vida da Igreja, este último ainda em fase de implantação.

Pastoral do Dízimo
Cuida da organização e guarda de todos os documentos referentes aos dizimistas, fazendo o controle dos recebimentos, anotando e atualizando os carnês e fornecendo o balanço financeiro mensal para publicação no jornal da paróquia. Promove campanhas de incentivo para a adesão de novos dizimistas, realiza missas mensalmente e atua em escala de plantões em todas as missas paroquiais para atender aos que necessitam fazer a sua contribuição.

Pastoral Catequética
A catequese envolve crianças e jovens distribuídos em turmas da 1ª. Etapa (Primeira Eucaristia) e 2ª. Etapa (Perseverança, Pré-Crisma e Crisma). Os catequistas, tanto os da sede como os das 15 comunidades rurais, participam de aprofundamentos anuais e ainda de Encontros de Formação todos os primeiros domingos de cada mês. A coordenação assume esse trabalho com muita dedicação e compromisso. Os encontros são realizados aos sábados a tarde, com participação da Missa das Crianças na Igreja N. Sra. dos Remédios, todo 3º domingo do mês às 10 horas.

Pastoral do Batismo
oferece o Curso para Pais e Padrinhos, sábado à tarde, acompanhando-os durante a celebração do Batismo após a missa do domingo. Além da orientação Bíblico-Catequética, a equipe proporciona o necessário acolhimento das pessoas, fazendo todo o trabalho de secretaria, fornecendo o certificado e a necessária orientação e animação durante a celebração do Batismo. Os membros da pastoral organizam retiro e encontros de formação visando a capacitação e atualização necessária ao trabalho.

Pastoral Liturgica
Exige presença e compromisso com a celebração na atualização do Sacrifício do Senhor, todos os dias, ininterruptamente. Isto porque em todas as celebrações paroquiais é necessário uma organização, onde se define: equipe de leitores, de música, de acolhida, ministros da eucaristia, coroinhas, para que a celebração aconteça de forma adequada e atraente. É fundamental a participação do leigo nessa tarefa e para isto é salutar que se tenha conhecimento do trabalho e dos critérios a serem observados. Estão inseridos nesta pastoral os corais e grupos musicais que atuam nas celebrações, num trabalho permanente de ensaios e de atualização dos cânticos de acordo com o tempo litúrgico.

Pastoral da Comunicação - Pascom
Criado em 1990, o Informativo Nossos Passos passou a divulgar as atividades da Paróquia e, ao mesmo, servir como instrumento de evangelização. Ao longo desses anos o informativo vem sendo aperfeiçoado e ampliado, passando à característica de Jornal a partir de 2004. A Pastoral da Comunicação cuida da sua organização, procurando valorizar não só os acontecimentos da Paróquia e da Arquidiocese como também proporcionando a evangelização através de textos específicos. Além do Jornal Nossos Passos, a Pascom é responsável pelo Web Site, Blog, Twitter, Revista, Rádio Nossos Passos, Murais das Igrejas e toda a divulgação paroquial.

Pastoral da Criança
Apesar de ser uma Pastoral a nível Arquidiocesano, em nossa Paróquia existe este trabalho na comunidade Sete de Setembro (sede). Acontecem visitas às famílias para verificar a situação das crianças, Celebração da Vida (dia do peso), e distribuição da multi-mistura para as crianças desnutridas e comemorações de datas especiais. Um trabalho de amor, sacrifício e muita doação. Os resultados são lentos mas, visíveis aos olhos de Deus e principalmente de quem cuida das crianças atendidas.

Pastoral da Saúde
proporciona orientação preventiva, atendimento médico e odontológico através dos profissionais da paróquia, nos consultórios particulares quando encaminhados pela pastoral.

Pastoral do Menor
desenvolve suas atividades com crianças da Comunidade 7 de setembro, no bairro da Queimadinha, realizando reuniões semanais, oferecendo curso para lª Eucaristia, batismo, comemorações como dos dias da criança, das mães, festa junina e outras. Promovem palestras sobre assuntos diversos tanto para as crianças como para as mães, presta assistência médica e dentária e ajuda as famílias com cestas básicas.

Pastoral da Juventude
através dos diversos segmentos que compõem a Pastoral da Juventude da nossa Paróquia, realiza-se um trabalho de evengalização envolvendo jovens de várias faixas etárias. Tudo se realiza a partir da participação dos mesmos no Encontro, passando a fazer parte de um grupo que permanece no trabalho de evangelização de outros jovens. Os Encontros têm características específicas, de acordo com a idade. Alvorada (jovens de 13 a 15 anos); Despertar (jovens de 16 e 17 anos) ; Caminhada (jovens acima dos 18 anos).

Pastoral Universitária - Redescoberta
Formada exclusivamente por jovens universitários, que compõem as inúmeras faculdades e universidades da cidade. Realizam reuniões semanais e um Encontro anual denominado Redescoberta durante um final de semana, de sexta à noite até domingo, encerrando com missa solene.


EM TODAS ESTAS PASTORAIS E SERVIÇOS EXISTE UM LUGAR PARA VOCÊ. PARTICIPE! SEJA UM PAROQUIANO ATUANTE. PROCURE O COORDENADOR DA PASTORAL E COLOQUE-SE A SERVIÇO.


Centro Integrado de Evangelização - CEI:
Rua Sabino Silva, 605 - Kalilândia - Feira de Santana-BA

Centro Comunitário Ederval Falcão:
Rua Deraldo Alves Costa, nº 171 - Baraúnas Feira de Santana - BA
Telefones: (75) 3614-0922 e (75) 3623-1347

Comunidades Integrantes da Paróquia:

Nossa Senhora da Piedade (Hospital D. Pedro de Alcântara)
R. Profa. Edelvira de Oliveira, 192 - Centro, Feira de Santana - BA

Bem-aventurada Dulce dos Pobres (Bairro 7 de Setembro)
Feira de Santana - BA