O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO

Como é chamado este sacramento?

É chamado sacramento da Penitência, da Reconciliação, do Perdão, da Confissão, da Conversão.

Quando foi instituído este sacramento?

O Senhor ressuscitado instituiu este sacramento quando, na tarde da Páscoa, se mostrou aos Apóstolos e lhes disse: "Recebei o Espírito Santo; àqueles a quem perdoardes os pecados serão perdoados, e àqueles a quem os retiverdes serão retidos" (Jo 20, 22-23).

Quais são os efeitos deste sacramento?

Os efeitos do sacramento da Penitência são: a reconciliação com Deus e, portanto, o perdão dos pecados; a reconciliação com a Igreja; a recuperação, se perdida, do estado de graça; a paz e a serenidade da consciência, e a consolação do espírito; o acréscimo das forças espirituais para o combate cristão.

Quem busca o sacramento da Reconciliação, deve, antes de tudo:

1. Reconhecer que tem pecados; saber que o pecado é ofensa a Deus e ruptura contra o próximo.

2. Acolher e experimentar a imensa misericórdia de Deus para com os pecadores.

3. Arrepender-se pelas faltas cometidas e ter firme vontade de não repetir os erros.

4. Fazer o exame de consciência, ou seja, verificar quais pecados cometeu, para saber o que contar ao padre na hora da confissão.

5. Ter fé no sacramento da Reconciliação, isto é, acreditar que, de fato esse sacramento perdoa os pecados e restabelece a comunhão do penitente com Deus e com os irmãos e irmãs.

Confessar não é:

1. Contar ao padre as coisas boas que fez. Isso é exaltar a própria vaidade. É de mau gosto: não pega bem na hora da confissão.

2. Relatar o pecado dos outros. Isso cai no campo da maledicência ou fofoca.

3. Desabafar as próprias queixas, descarregando no ouvido do confessor um monte de angústias e tristezas. Para isso convém marcar outro horário com o padre.

4. Dizer ao confessor: "Padre, não tenho pecado!" Se não tem pecado, está dispensado da confissão. Jesus diria: "Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra" (cf. Jo 8,7).

Fonte: Catecismo Compêndio e subsídio da Paulus Editora.




- MENSAGENS
- PASTORAIS
- SERVIÇOS
- EVENTOS
- NOTÍCIAS
- BENEMÉRITOS
- SOCIAL
- LEITOR
- ESCOLA DA FÉ
- AVISOS
- E-MAIL
Clique aqui para acessar o site da Campanha da Fraternidade

Telefone: (75) 3623-1347
Av. Senhor dos Passos, 1042 - Centro
44010-230 Feira de Santana - Bahia

E-mail: pascom@paroquiasenhordospassos.com.br